Especialista Publicidade Como Localizar Curto com Breu: Guia Completo

Como Localizar Curto com Breu: Guia Completo

Como Localizar Curto com Breu: Guia Completo

Passo a Passo: Como utilizar massa de Breu para localizar um Curto.

Localizando um Capacitor em Curto

Como Localizar Capacitor ou Qualquer Outro Componente em Curto Utilizando a Fonte de Alimentação e Fumaça de Breu Rosin

Se você trabalha com reparos e consome conteúdos relacionados, provavelmente você já algum vídeo de um capacitor em curto "derretendo" como na imagem acima e sendo localizado. Neste artigo, vou te contar como funciona e ensinar o que você precisa fazer para localizar um capacitor em curto dessa forma. 

Vamos começar falando sobre o efeito de Joule.

O efeito de Joule é um fenômeno físico que ocorre quando existe um fluxo de corrente elétrica por um condutor, gerando aquecimento, ou seja, transformando energia elétrica em energia térmica. Quando um capacitor entra em curto unindo suas placas internas, ele vira um condutor livre e “funciona como um jumper”, levando a linha positiva de encontro ao GND.

É nesse momento que toda a corrente flui pelo capacitor, gerando o aquecimento. Aproveitando esse fenômeno, conseguimos localizar o capacitor que está em curto. O segredo para fazê-lo aquecer está na quantidade de corrente. Quanto maior o fluxo de corrente, mais ele aquece. Por isso, aconselho que você tenha uma fonte de pelo menos 5 amperes.

Agora, se liga nesses cinco passos que vou te ensinar:

  1. Conecte o aparelho na fonte:
    Se o curto estiver em um linha primária ao conectar na fonte a tensão regulada vai cair e a corrente vai subir por completo. Exemplo se sua fonte está regulada em 4.2V e 5A na fonte essa tensão vai diminuir e a corrente vai mostrar consumo total. Com o tato, ou seja, com a ponta do seu dedo, localize onde se inicia o aquecimento.
  2. Injetando tensão na linha:
    Se for necessário injetar tensão vai ser preciso apenas conectar o positivo da fonte na linha em curto e o negativo pode ser conectado no GND comum da placa. Mais uma vez com o tato localize onde se inicia o aquecimento para depois "jogar" o breu por cima da área.
  3. Temperatura do ferro de solda:
    Ajuste para 350ºC e, de preferência, utilize uma ponta grossa.
  4. Aproxime o breu rosin da placa:
    Com a placa fria, coloque a ponta do ferro no breu rosin e direcione a fumaça para a área desejada.
  5. Hora de localizar:
    Ligue o aparelho na fonte ou dependendo do caso injete tensão na linha que está em curto. Fique atento, pois rapidamente o capacitor em curto vai aquecer e a massa de breu que caiu sobre ele vai derreter, e assim o causador do curto vai ser localizado.
  6. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

Voltar ao Blog Acessar Fale conosco

Publicidade
WhatsApp

Blog do Especialista
Anderson Silva 2024 © – Todos os direitos reservados